Jaguar acelera desenvolvimento do SUV mais pequeno
Ancorada nos excelentes resultados comerciais que vem alcançando e, em especial, no enorme sucesso que o F-Pace tem conhecido, a Jaguar está mesmo apostada em alargar a sua gama SUV com um segundo e mais pequeno modelo que concorra directamente com Audi Q3, BMW X1 e o agora muito falado Mercedes GLB.
Estas são, pois, as primeiras imagens do novo SUV mais pequeno que a Jaguar está a preparar e que poderá ter… tracção dianteira e motores transversais. Embora não deixe de oferecer a possibilidade de um sistema de tracção integral, nomeadamente nas variantes mais potentes. O problema é a menor dimensão geral do automóvel que coloca alguns constrangimentos mecânicos.
Isto não é segredo nenhum, o director de "design" da marca, Ian Callum, já tinha explicado que tudo o que fosse ir abaixo do XE ou do F-Pace obrigaria a colocar o motor de forma transversal, em vez de longitudinal. E, aí, a tracção dianteira acaba por ser apenas uma consequência… Aliás, neste protótipo, o curtíssimo vão traseiro é um indicador bem concreto desta opção.
Esta aposta da Jaguar faz todo o sentido, mais ainda depois de ter visto o que sucedeu com o lançamento do F-Pace que foi decisivo para que a marca estabelecesse o recorde de vendas da sua história, em 2016: apesar de ter sido lançado já com o segundo semestre a decorrer, só o SUV foi responsável por 30% das vendas de todo o ano!